As empresas que possuem lojas físicas, vendem produtos e prestam serviços não precisam ficar apenas flertando com a possibilidade de migrar para o digital, Se vocês conseguiram o mais difícil e burocrático, também são capazes de conquistar um público nas redes sociais!
Contrastando com os novos negócios que vem crescendo na internet essas empresas embora desejem atrair clientes pela internet, muitas vezes se sentem desmotivadas diante de tantas “barreiras de aprendizagem” e sem saber como iniciar, mas com alguns ajustes serão capazes de potencializar suas redes sociais com muito mais facilidade que negócios que iniciaram puramente no digital.
Algumas dicas para iniciar a transição
Primeiro passo lógico: Crie uma conta no instagram. Caso possua algum funcionário com maior facilidade nesse assunto pode solicitar que ele o faça, parece um bicho de 7 cabeças para quem não está habituado, mas é um pedido simples para quem já usa o serviço no dia a dia.
Após escolher o @ [sua conta] Adesive no balcão de seu caixa ou imprima uma folha convidado as pessoas que frequentam o seu negócio para seguir nas redes sociais.
É muito comum que negócios criem promoções, ofertas e sorteios, uma boa opção é criar ações que incentivem a visita em sua página no instagram.
Faça ao menos 5 postagens diariamente com o dia a dia do negócio. Essa etapa é a mais difícil, pois as postagens devem representar a comunicação do negócio, sempre alternando entre informação, dicas e produtos para que o conteúdo não seja apenas produto e preço, o que tornaria a página um catálogo monótono.
Verdade seja dita, é incomum possuir um colaborador que saiba fazer postagens e interações, geralmente isso não é uma habilidade solicitada na entrevista e nem aprendida como uma habilidade de negócio, eu vejo algumas saídas para isso:
- 1 Contrate um estagiário de Marketing para que possa fazer isso (Custo menor).
- 2 Delegue as redes sociais aos vendedores ou gerente, afinal, vendas são sempre comissionadas.
- 3 Verifique se algum funcionário possui aptidão para a função (Lembre-se de retribuir).
- 4 Faça você mesmo.
Seguindo essa estrutura a sua empresa estará fazendo marketing digital naturalmente também! Para ter resultados perceptíveis precisamos que a audiência visite essa nova vitrine e quanto mais visibilidade melhor, para isso destaquei algumas possibilidades de como pode ganhar bons seguidores.
- Ações que promovam o Instagram
- Parceria com Blogueiros e influencers
- Anúncios (Facebook e Google)
Caso queira mais detalhes sobre ações e opções de crescimento no instagram deixe sua sugestão a baixo!