Audiência no instagram, aprenda a atrair leads.

Jeferson Ribeiro

Jeferson Ribeiro

Formado em comunicação , especialista em marketing de conteúdo, com + de 9 anos de experiência em conteúdo voltado a SEO e SEM. Deseja trazer ideias diferentes e complementares para o que se sabe e se deduz das novas ferramentas e tendências do mercado. Adora um viral, mas evita uma virose.

Temas:

Quer receber outros posts e artigos como este? Cadastre seu e-mail

01111

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Audiência no instagram, aprenda a atrair leads.

Nesse post descrevemos alguns insights e ações de como potencializar e atrair o público correto.

Vale ressaltar que não indico a compra de seguidores. Essa prática além de errada é péssima para perfil. É muito comum encontramos páginas com *20k, sem nenhum engajamento ou comentários. Isso não agrega valor e não cria um real engajamento nos posts, além de não atrair clientes as interações são sem nexo, sem vida, tais como: “Show ?” , “?????” ,”top” e isso não te fará verder ou ser notado. Portanto FUJA da compra de seguidores!

Nesse artigo não irei indicar uma ferramenta, existem várias com preços diversos e funcionalidades diferentes, como o bume, o gerenciagram, instaeasy, populei e outros do segmento, mas você deve ficar atento as funcionalidades básicas de cada uma.

Você ja notou quais serviços essas empresas prestam para atrair audiência?

  • Agendamento de Post
  • Post
  • Seguir usuários e Deixar de seguir
  • Curtir fotos/videos do feed
  • Curtir fotos dos seus usuários
  • Direct de Boas vindas
  • Além de preciosas métricas

Os itens riscados são os serviços oferecidos e perigosos de se automatizar

#PraCegoVer Mulher sussurrando segredo para outra, que fica boquiaberta com a informação!

Perceba que com exceção do Agendamento, todas essa funções são nativas da conta do Instagram e com algum trabalho qualquer pessoa poderia fazer o que essas ferramentas fazem, que simplificando é simular um usuário ativo com um comportamento assíduo na rede social

1. Ações que dependem da ação do Usuário (Manual)

  • Postagens no Feed/Stories/Live/Igtv/ Aqui vale uma ressalva pois as ferramentas auxiliam o usuário nesse sentido, permitindo o Agendamento de Postagens e sua audiência no instagram anseia por isso!

2. Principais Ações Automatizadas pelas ferramentas

  • Curtir
  • Seguir
  • Deixar de seguir
  • Direct de Boas Vindas …

Outro ponto fundamental a ser dito é que “ninguém” conhece o temido algoritmo do Facebook/ Instagram, mas o comportamento e as politicas das redes sociais dizem muito sobre os seus interesses.

Não é atoa que o instagram declara as atividades recentes e faz a entrega de conteúdo conforme seus interesses.

#PraCegoVer Contas ativas com destaque em circulo no instagram
Destaque dado a atividade dos usuários

O mais importante é entender é que atualmente as atividades que trazem mais resultados dependem da sua ação! Mas muitos negócios ainda preferem terceirizar essa função.

Dependendo do tamanho de sua empresa ou se você já percebeu a importância do instagram como uma ferramenta de negócios, voltada para atrair leads certamente ja pensou em contratar uma agência. Um conselho único é: Se deseja ir por esse caminho, Verifique se a agência utiliza as ferramentas de automação em conjunto com os Posts e Stories programados. Conteúdo e atividade devem andar juntos!

O Instagram está se tornando uma plataforma cada dia mais voltada para videos, e não me assustaria se incorporasse as funções do Tik Tok em sua mídia (caso não consiga compra-la em um futuro próximo). O efeito disso é que os negócios que não se adaptaram a essa tendência terão maior dificuldade para entregar seu conteúdo e por consequência maior dificuldades para atrair audiência e capturar leads. O que indico é que iniciem suas gravações com o que tem a disposição (celular), não será fácil, mas como tudo na vida com a prática nós aperfeiçoamos! Vamos juntos?

Ative o modo VIVO!

Ai não tem jeito… é fingir naturalidade e iniciar! Ou seja quem não postar videos em 2020 terá que ter muita criatividade para compensar e atrair audiência no instagram e futuras mídias, tendo em vista que existe concorrência sem vergonha!

#PraCegoVer Cena do Filme um morto muito louco. Homem andando artificialmente balançando a cabeça, com os braços para trás.
Cena do filme “Um morto muito Louco”

O fato é que o instagram é um canal de entretenimento e se seu interesse é vender, você está no caminho errado. Vender é uma consequência da sua relação com a audiência no Instagram. Você deve cativar a atenção do usuário com conteúdo, informação e embora o controle esteja na mão do usuários lembre-se que ainda há o algoritimo do Instagram, que ordena os conteúdos por atividade e interesse, portanto posts no feed não são suficientes! Pela própria dinâmica do instagram percebe-se que há maior destaque nas contas que publicam Stories, fazem lives e produzem para IGTV.

Se você definitivamente não quer produzir videos existem outras formas de produzir conteúdo, que também são aceitas e fazem sucesso, porém a jornada é um pouco maior; mas definitivamente o mais importante realmente é testar e fazer!!

Técnicas para atrair audiência no instagram

  1. Produção de conteúdo relevante para seu público. feed/ stories
  2. Uso de Hashtags especificas do seu segmento. (Cuidado!)
  3. Consistência de postagens.
  4. Interação com os usuários
  5. Criação de comunidades
  6. Criatividade

Acredito que com esses insights foi possível ter uma noção de como funciona o Instagram e o que deve e não deve ser feito para que você possa obter sucesso por lá.

Vamos encerrando por aqui e no próximos posts vamos detalhar mais essas ações!

*K na web é referência a mil. ex: 20k de seguidores / Vinte mil usuários.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário!

Não perca nossos conteúdos!

Enviaremos apenas o necessário para ajuda-lo a crescer