Recentemente temos visto uma corrida enorme de ferramentas IA de (Inteligência artificial), o que me faz pensar sobre promessas antigas e na evolução da tecnologia de modo geral…
O Metaverso do Facebook é um projeto ambicioso que busca criar uma realidade virtual onde as pessoas possam se conectar, criar, compartilhar experiências e gastar dinheiro. No entanto, o projeto enfrentou uma série de obstáculos e críticas da mídia e dos portais de notícias tech, que já o consideram um fracasso e com toda razão!
Embora seja um conceito antigo e renomeado de tempos em tempos essa realidade virtual explorada pelo jogo Second Life nunca teve seu “boom” e muitas pessoas ainda não compreendem completamente a funcionalidade do que seria um Metaverso e seu potencial, mas tendemos a permanecer incrédulos enquanto nos é mostrado experiências tão pobres.
Na época do anúncio do Metaverso o Facebook passava por problemas de privacidade na corte americana, fruto de uma conturbada história com a privacidade dos usuários e uso de dados, o que na minha concepção ajudou a acelerar a empresa em anunciar uma revolução distante, que tinha como objetivo uma mudança de holofotes. O resultado foi um multa milionária ao FB, alterações no LGPD e a atenção do público as novas possibilidades do metaverso.
Verdade seja dita essa nao é uma busca isolada, existe uma concorrência acirrada que conta com outras empresas e plataformas que estão desenvolvendo tecnologias semelhantes, como o XR (Realidade Aumentada e Virtual) da Apple e a plataforma de realidade virtual do Steam.
Mas nem tudo são flores e o caminho parece ser árduo, recentemente o Facebook divulgou uma selfie de Mark Zuckerbergr, dando um verdadeiro banho de água fria em quem ficou entusiasmado com o anúncio.

É como se o Metaverso fosse uma grande festa no Facebook, mas ninguém quer comparecer. É como se o Facebook divulgasse uma festa incrível, com comida deliciosa, música animada e uma decoração incrível, mas as pessoas se decepcionaram com um convite estragado.
Mas como todo fracasso, pode ser uma oportunidade para aprimoramento e mudanças. Talvez o Metaverso precisa ser repensado e seguir o caminho das IA’s
Tomando como partida de que a Inteligência Artificial (IA) é um campo de estudo que busca desenvolver maquinas e sistemas que possam imitar e entender o comportamento humano assim como tomar decisões e que a Realidade Virtual (RV) é uma tecnologia que permite aos usuários experimentarem um ambiente imersivo e digital, me anima pensar que uma IA tornaria a experiências imersiva, adaptativo ajudando a simular ambientes e interações, realistas e personalizadas.
Análise de dados e otimização de performance da IA também pode ser usada para analisar dados de uso, comportamentos e otimizar a performance da RV, ajudando a corrigir problemas e tornar a experiência mais suave e eficiente sem que seja necessário preencher formulários.
A IA seria uma diretor de um grande espetáculo. Ela poderia ajudar a criar cenários incríveis, missões, promover encontros e diversões dinâmicas. É como ter um grande diretor de teatro trabalhando incansavelmente para tornar a sua experiência incrível.
Enfim, a IA tem o potencial de transformar a RV de uma simples tecnologia de entretenimento em uma plataforma de aprendizado, trabalho e comunicação completamente nova e revolucionária. A colaboração da IA com a RV seria uma revolução na imersão digital e interação humana.
Para finalizar algumas IA’s que prosperam com projetos incriveis:
Criação de Textos : https://chat.openai.com/
Criação de Musicas: https://google-research.github.io/seanet/musiclm/examples/
Criação de Imagens: https://midjourney.com/home/
É inacreditável pensar que apenas dando uma descrição imagética do que você deseja a ferramenta é capaz de criar projetos incríveis atendendo os requisitos informados.

É assim que imagino o Metaverso, mas parece que ainda temos uma longa caminhada, primeiro Frame por frame e depois finalmente alcançaremos o vídeo.