Existe uma diversidade de estratégias e técnicas para implementação de campanhas de performance, mas vejo uma pequena margem de inovação do marketing no dia a dia por falta de material institucional.
Trabalhando com pequenos e grandes negócios notei que as empresas dispostas a inovar incentivam e inviabilizam a mudança ao mesmo tempo, o desejo de mudar existe, mas os colaboradores e as vezes Altos cargos não estão no mesmo barco, no geral a sua própria cultura não permite um avanço significativo.
Isso me faz pensar em como as pessoas imaginam que funciona a produção de um criativo para anúncios. Não tenho nada… mas quero uma arte linda!
É amigo, antes de criar uma campanha, subentende se que alguém criou uma logo, uma imagem institucional e um tom de voz, uma marca…
Isso ocorre antes mesmo da pandemia. Acontece que engolimos uma pilha sobre digitalização (salto temporal de 5, 10 anos em 1) e justificamos pular mil etapas atribuindo a urgência, mas isso não é uma situação atual, antes mesmo de concluir meu Bacharelado já insistia que toda empresa deveria ter Missão, Visão e Valores. Sim, erroneamente para algumas empresas isso é desnecessário. Mudamos a desculpa, mas permanecemos iguais.
Resultado do mal planejamento
O resultado é dificuldade de identificar seu público, falta de clareza sobre a solução do seu próprio produto, desconhecimento do mercado, dos concorrentes e por ai vai! A noticia triste é que Marketing de performance ferramental (google ads, facebook ads) não resolve.
Se tratando de Marketing, como diria um mineiro… “os trem precisam andar juntos”, um exemplo bom exemplo disso é essa sacada fantástica da Habibs semana passada.
Menos de 1 semana anunciando que iria passar o ponto até finalmente anunciar o comprador sortudo: Você…
Sim, chegou o Clube de fidelidade que passa pontos! Habibers.
- Insight
- Buzz
- Lançamento
- Campanha
- Lojas/PDV
- Redes sociais
Para anunciar um Clube de fidelidade….
Por favor note comigo a simplicidade da execução e o brilhantismo da ideia…
Então Por onde devo começar?
Comece com os Valores, 4 P’s do Marketing, estudando sobre SPIN Selling, Rapport e depois vá para o campo de batalha convicto de que possuem um excelente produto e uma oferta matadora. Ainda assim afirmo que certamente você levará golpes, mas terá uma maturidade para se recompor e seguir em frente!