Em trabalhos, sempre que pergunto se há missão, visão e valores da marca, parece que fiz um questionamento absurdo, não é preciso estar na ponta da língua, mas a alma de uma marca se não está clara, significa que não existe uma identidade ou Branding forte; Mas ao questionar um conceito tão “retrô”, o trio clássico, só falta me aparecer o Toguro dizendo:
– “Em pleno 2022, ano da Copa, ano do Elon Musk…. conhece o Elon Musk? -Tá construindo um foguete, pai…” e a pior parte é que o discurso é voltado pra mim. Por sorte estamos falando cada vez mais de branding e é impossível criar uma estratégia sem ter definido a personalidade da Marca. E o que Storytelling tem haver com tudo isso??
Absolutamente tudo.
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As histórias conectam, marcam, registram e são fundamentais ao Branding e a criação de uma “Alma” e não adianta tentar ser algo que não é, as pessoas conhecem, reconhecem, comentam e notam. Posso citar aqui a tentativa de bancos voltarem sua publicidade para famílias, bem os bancos são fundamentais, não tenho dúvidas sobre isso; Mas a ambientação estraga qualquer publicidade positiva de bancos.
E se eu digo “banco” é provável que o banco que vem em sua mente é lembrado “apenas” por ser o seu… O ar gelado, a indiferença de gerente, a burocracia, os documentos, desconfiança, o atendimento moroso, sem esquecer a porta giratória com detecção de metal não contribuem para qualquer aspecto familiar a essas instituições por mais que elas viabilizem o financiamento do apartamento de 3 quartos.
E sim você certamente conhece e pode citar outros bancos… graças ao (spred bancário *dinheiro infinito), é possível jorrar muito investimento em mídia para que pessoas conheçam e ponderem suas escolhas, isso se chama Brand Awareness, mas não vejo vantagem para pequenos e médios negócios a estratégia de “se tornar conhecida” pois ainda que seja no meio digital é mais efetivo um investimento direcionado aos clientes e segmentos com maior possibilidade de compra.
O efeito oposto ocorre com as propagandas da Balducco que embora sejam alimentos industrializados sempre remetem seus anúncios a momentos familiares, ao redor da mesa e cozinha.
É serio…eu me vejo facilmente a mesa comendo um waffer e contando uma piada curta e isso é o melhor do Storytelling a capacidade de me enxergar dentro de uma situação ou nas mesmas circunstâncias apresentadas!
Uma história capaz de gerar um senso de ‘WOW” admiração, curiosidade, ou questionamentos como:
O que eu faria? Como eu seria? Como eu reagiria? Se você começar a fazer essas perguntas, você certamente se conectou com a história.
Pensando nisso deixei abaixo a história do lego, uma empresa antiga e atual e se você analisar atentamente vai perceber o poder do Storytelling e como tudo se conecta ao Brand e ao trio Monstro
De carrinhos de madeira até o seu personagem atual e favorito no cinema…
E aí, qual a sua Missão?
Qual a sua visão?
Quais os seus Valores?